segunda-feira, 12 de abril de 2010

RESUMO DA SEÇÃO 3 DO TP6 UNIDADE 24

O texto trata das diversas formas de explorar a literatura na escola, trazendo situações que precisam ser evitadas pelos educadores ,como por exemplo:exigir a leitura de uma obra literária sob ameças. Este tipo de situação além de despertar a raiva dos educandos o distancia cada vez mais do prazer em ler. Por isso é preciso despertar o prazer pela leitura acreditando que este desafio de ler tenha a ver com nossos interesses, com nossas questões ou necessidades maiores; ou seja o aluno ler aquilo que tem significado para ele. É preciso reconhecer na literaturaum instrumento de informação,pura e simples. Existem professores que indicam uma única obra literária para sua turma porque é mais cômodo na hora de avaliar , mas a imposição não funciona pois ferem o pricípio de atendimento das preferências pessoais e de conhecimento prévio. Neste caso a prova não prova nada. É preciso reavaliar o tempo todo nossas práticas e posturas, para desta forma descobrirmos nossos enganos, experimentar novos caminhos , questionar nosso espaço dedicado à leitura.
1- Como fazer a escolha de títulos ?
Selecionar livros bem diferentes em gênero,dificuldades , etc é uma possibilidade de conquistar leitores. É nosso papel abrir horizontes , oferecer desafios.
2- Que fazer , enquanto os alunos estão lendo ?
Dedicar todos os dias alguns minutos para uma roda de leitura, em que cada um vai poder falar um pouco sobre a leitura do seu livro . Oferecer um espaço para que os alunos escrevam algo sobre a leitura. Oportunizar o envolvimento com o assunto da obra deixando-os livres para recriá-la de através de tramatizações, desenhos, etc. Além disso se faz necessário abrir espaço para a socializaçao dos resultados e debates com toda a turma. Avaliando enfim o trabalho com o grupo.
3- Como avaliar a leitura dos alunos ?
A avaliação costuma ser difícil em todas as áreas. Precisamos entendê-la como um processo. É ela quem vai redimencionar nosso trabalho: enxergando não só os erros do aluno mas os nossos também;; buscando superá-los.
O acompanhamento indiviual dos alunos é fundamental para a tomada de futuras decisões. Não se deve finalizar essa experiência literária apenas com uma nota mas é preciso abrir um debate para a abordagem de opiniões significativase enriquecedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário