segunda-feira, 12 de abril de 2010

RELATÓRIO DO AAA2 E TP2

No dia 25 de março de 2010, trabalhamosa aula7 e 8 das páginas 71 à 73 do AAA2 com os alunos do segundo ciclo da EJA. A atividade" Criando o poema " foi recebida com uma certa resistência pois os alunos não estão acostumados a lerem textos com este estilo; sentiram dificuldades na interpretação e também em recriar o poema . Aos poucos entretanto, fomos tirando as dúvidas que iam surgindo e todos conseguiram concluir apesar das constantes reclamações. Já na atividade;" Recriação do quadro de Portinari "os alunos declaravam ser incapazes de desenhar, mas mesmo assim,para surpresa nossa todos conseguiram fazer. Concluimos com isto que se faz necessário oportunizar nossos educandos a demonstrarem as suas criatividades despertando o gosto pela arte.
Da unidade 5 ,decidimos trabalhar várias atividades como: Jogo de palavras, Uma placa na horta e Refletindo sobre a língua das aulas 1 a 4 (págs. 16 a 23 ) por percebermos que os nosso alunos se identificaram com essas propostas de atividades pois a maioria deles utilizam essas formas de falar e escrever; tornando as nossas aulas atrativas e como diria Ausubel" significativa ".
O "Avançando na prática " do TP2 escolhido foi o da página 51(unidade 6 ), pois estamos trabalhando justamente o uso da pontuação. Para tanto, realizamos a leitura e assim posteriormente pedimos que os alunos também a execultassem desta feita , observando os sinais de pontuação;evidenciando as emoções dos personagens da história. Escrevemos na lousa as várias situações: raiva, tristeza, alegria, etc e logo após refletimos sobre a pobreza dos nossos sinais de0 pontuação em relação a riqueza da entonaçao de nossa linguagem oral, quando diz respeito a expressar emoções. Acabamos por usar um mesmo sinal para as divresas situaçõe emotivas.
No dia 22 de marçode 2010, trouxemos a proposta de trabalharmos o " Avançando na prática " da pág. 57 da unidade 6 . Fizemos uma ligação com o dia da água, trzendo uma figura de uma cachoeira para que os alunos observassem cada detalhe da mesma descrevendo-a posteriormente detalhadamente em suas produções textuais. Para tanto enriquecemos ainda mais a nossa aula com a belíssima canção de Guilherme Arantes: " Planeta Água ." Finalizamos registrando na lousa algumas frases nominais ditas pelos alunos para demostrarmos o que vem a ser: frases nominal,período e oração .
Como neste mês de março trabalhamos o projeto " Mulher brasileira ", resolvemos incluir o
" Avançando na prática " da página 115 da unidade 8. Para tanto surgerimos aos educandos que realizassem entrevistas com as mulheres do nosso bairro : idosas, jovens , religiosas,cultas analfabetas, etc ; identificando as "FALAS" de cada grupo. Finalizamos nossa pesquisa no dia da mulher entrevistando a enfermeira Sandra Rios que nos falou várias coisas importantes sobre exames preventivos. Na ocasião pedimos aos alunos que observassem a linguagem utilizada comparando com a utilizada pelos grupos de mulherse que eles entrevistaram anteriormente. Concluindo assim que os aspectos culturais influem bastante na FALA de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário