sábado, 20 de março de 2010

Resenha do texto: "A literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor?"

Concordo plenamente com a autora Ivanda Martins em seu texto "A literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor?", quando nos leva a refletir qual a melhor forma de trabalhar a literatura em sala de aula, visando sempre a motivação dos alunos para uma análise e interpretação de obras literárias de forma clara e suave sem que isto se torne enfadonho, cansativo e chato, como é concebido pela maioria de nossos educandos. Eles dizem que leem textos literários, não por prazer, mas por obrigação porque querem passar no vestibular. Eis aí um grande desafio para os professores: mudar a mentalidade desses alunos para que possam fazer a leitura dessas obras com prazer. Para tanto é necessário fazer um trabalho a longo prazo, desde a educação infatil ao Ensino Médio, desenvolvendo o gosto pela leitura, estimulando a imaginação e a interação com textos.
O professor deve ajudar seus alunos construindo e reconstruindo com eles interpretações de textos literários e, não simplesmente, apresentar leituras prontas e acabadas. Abri espaço para o confronto de idéias a respeito das diversas possibilidades que o texto apresenta, ou seja, interagir com os alunos para que esta esperiência se torne significativa para eles. É necessário o envolvimento de várias disciplinas (história, geografia, etc.), ou seja, tornar a leitura como um momento de contextualização do ensino. Faz-se também necessário uma rigorosa seleção de textos atrativos e significativos para os alunos. Diversificar as aitividades e os recursos didáticos é também uma forma de quebrar uma rotina em sala de aula. Fazer uso de novas tecnologias ( textos eletrônicos) que interagem com o autor - texto-leitor. Usar também a intertualidade enfim, todas as metodologias possíveis para que se possa motivar para a leitura. Na tentativa de formar alunos leitores e não ledores, ou seja, é preciso "ler além das letras". Para alcançar esta façanha, devemos dar liberdade para que os alunos escolham a obra literária que desejam ler.
Enquanto esta proposta não for levada a sério pelos educadores, nossos alunos continuarão a rejeitar a leitura, o que será a morte de nossa literatura. Cabe a nós sermos os agentes transformadores desta triste realidade.

Um comentário:

  1. Ok, Fátima! Que bom que você leu e absorveu a mensagem de Ivanda. Muito bom o texto, não?
    Vamos tentar praticar já de 5ª a 8ª afinal, a literatura não deve ser privilégio apenas do ensino médio, não é?

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