sábado, 7 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO TP1 E AAA1

Vivenciamos o Avançando na Prática (pág. 65) com a 6ª série E, no dia 14/10/2009. Resolvemos escolhê-lo porque quando fizemos a autobiografia dos alunos, percebemos que muitos deles vivenciam a questão da separação dos pais. Então unimos o útil ao agradável, já que se tratava de 2 textos que abordavam o tema: Divórcio, de maneira clara, simples e principalmente com uma linguagem jovial, voltada para a visão que o “menino maluquinho” pensa em relação ao divórcio dos pais. É claro que conseguimos conquistar a atenção e tocar na alma da nossa turma. Valeu muito trabalhar esta proposta, pois alcançamos o nosso objetivo com bastante tranqüilidade.
Em relação ao AAA1, trabalhamos no dia 15/10/2009, a aula 1 da página 15, lendo para os alunos a história: “Uma estranha passageira”, mas antes fizemos algumas previsões a respeito da mesma, para gerar um clima de expectativa, curiosidade e incentivo à escuta. Depois da leitura alguma previsões foram confirmadas, outras não. Em outro momento, para fecharmos esta atividade, pedimos aos alunos que contassem uma piada, anedota ou caso engraçado; o que aconteceu em um clima de descontração e alegria. Percebemos que nossas aulas de português tem tomado outros rumos depois de adotarmos as propostas do programa GESTAR II.
No dia 21/10/2009, prosseguimos com a atividade da página 43, com a intenção de fazer os alunos perceberem as variedades lingüísticas existentes no nosso contexto social. Para tanto, lemos a história que encontra-se no caderno do aluno e fizemos as atividades referentes a mesma; pois percebemos que tratava o assunto de forma divertida e prazerosa, o que de fato foi.
Já no dia 22/10/2009 realizamos a atividade da página 89, pedindo que os alunos se dividissem em grupos para criarem um outdoor, que posteriormente foi apresentado ao grande grupo. Para finalizarmos, no dia 27/10/2009, lemos o texto da página 118: “Uma semana e vários pontos de vista” para podermos perceber como os alunos entendiam o texto dando ainda uma viajada nas áreas de Ciências Naturais, Matemática e até mesmo religião, tornando a aula polêmica e atrativa.

Um comentário:

  1. Oi, Fátima!
    É isso aí!Você está fazendo acontecer.
    Bem vinda a nossa turma. É um prazer tê-la conosco.

    ResponderExcluir