sábado, 29 de setembro de 2012

Relatos de experiências inclusivas


            Sou  professora Maria de Fátima Gomes de Souza Santos, trabalho na rede estadual e municipal de ensino e atualmente na Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias, a qual já recebeu um prêmio Nacional por conta da implantação da inclusão escolar.
         
     Minha experiência em inclusão nesta escola já se deu no primeiro dia que cheguei para trabalhar,pois quando entrei na sala de aula para ministrar me deparei com seis alunos surdos e um cego. Pensei:"- Meu Deus o que eu vou fazer para ensinar a esses meninos?" Como nossa escola realmente vive a inclusão, logo chegou uma intérprete para auxiliá-los. Mesmo assim ficava curiosa com essa nova forma de comunicação e depois de alguns anos a diretora me perguntou se não gostaria de auxiliar na sala de educação especial e tanmbém aprender LIBRAS(curso que ainda estou fazendo e me identificando muito,pois gosto de ver os avanços desses alunos surdos) o que para mim foi mais uma dádiva de Deus,pois me sinto privilegiada em poder participar do aprendizado desses alunos que me ensinam muito a cada dia, mais do que eu ensino a eles . Pois bem,  na outra escola que trabalho com educação infantil (municipal) este ano fui agraciada por Deus de ter uma aluna surda, com a qual posso ensinar tudo o que aprendo nas aulas de LIBRAS e para minha alegria apesar de só ter 5 aninhos  ela já conhece as letras do alfabeto em LIBRAS bem como alguns sinais mais utilizados como : banheiro, xixi, comer,papai, mamãe,etc . Já na escola estadual temos na sala de recurso alunos cegos e tanbém este ano Deus me colocou para atender uma aluna de 7 anos que nunca foi na escola pois tem múltiplas deficiências(mental, cega e não fala);ela é um desafio para nós mas para nossa alegria, já percebemos alguns avanços em sua conduta como : tentar balbuciar algumas palavras, não responder mais aos estímulos com agressividades e também conseguimos estabelecer uma rotina de trabalho com a mesma.
       
        Este tem sido um ano de tantas experiências que não dar para relatar com detalhes mais  precisos  por isto finalizo por aqui, desejando aprender mais e mais e enfim ser uma benção na vida de nossos alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário